12.26.2012

Instalando o Bonita Open Solution

Para continuar o último post e desenhar o processo do IVA eu vou precisar do Bonita instalado. Eu visitei a página da BonitaSoft e cliquei no botão de Download (atenção - eu uso Linux.) Não é preciso preencher o formulário: o download começa em alguns segundos. Se isso falhar, ainda existe um link direto, na mesma página, para baixar o BOS manualmente.

O arquivo tem uns 364MB, e descompactado dá praticamente a mesma coisa: um arquivo executável de 367MB e um arquivo com a licença.

Como estou usando um Ubuntu, eu executei o binário com um sudo, para que ele tivesse poderes de root e cuidasse totalmente da instalação. Ela foi muito rápida e fácil:

1. Selecione a linguagem da instalação e a do programa a ser instalado.

2. Selecione o Java. Ele mostra isso mesmo que haja apenas um instalado.

3. A instalação começa: basta apertar Forward.

4. "Eu concordo:" selecione I accept(...) e clique em Forward.

5. Entre o diretório no qual será gravado o BOS.

6. Pronto! É só clicar Forward...

7. ... e esperar a instalação terminar.

8. Eu tinha uma versão anterior do BOS, que eu desinstalei, e por issso ele perguntou sobre migrar.

9. Aguarde enquanto ele prepara o novo workspace.

10. Prontinho! Basta deixar ligado o checkbox e clicar Finish.

11. Tela de abertura.

12. Logo que a tela inicial do Bonita Studio se abre...

13. ... a tela de registro aparece. Preencha os dados e livre-se dela!
Pronto! Bonita Open Solution 5.9 instalado e pronto para operar! Até a próxima, quando transcreverei o processo rascunhado para BPMN!

12.21.2012

Inspeção Veicular Ambiental

Um dia os burocratas e políticos de São Paulo decidiram agir para combater a poluição atmosférica da cidade e resolveram criar o programa de Inspeção Veicular Ambiental (IVA) para monitorar um dos maiores poluidores: o veículo automotor. A idéia do IVA é simples: anualmente medir as emissões de poluentes dos veículos da cidade. Abaixo de certos limites, o veículo está aprovado. Acima, reprovado. Nesse caso o dono deve efetuar os ajustes e consertos necessários para reduzir a emissão de poluentes e resubmetê-lo à inspeção, até ser aprovado (ou desistir.) Um veículo reprovado é proibido de se licenciar e, portanto, perde o direito de circular pela cidade.

Vou modelar esse processo para brincar com o Bonita e aprender a usá-lo melhor.

Vamos tratar do meu caso: dono de carro que precisa levar o veículo para ser inspecionado (e, tomara, ser aprovado.) O processo, como eu o experimento, é o seguinte:
  1. O dono do carro paga a taxa da inspeção.
  2. O dono do carro seleciona um posto de inspeção e agenda-a.
  3. O dono do carro leva o carro até o posto de inspeção na data marcada.
  4. O inspetor examina o carro.
  5. Se houver irregularidades, o carro é reprovado e um laudo, que inclui as prováveis causas) é emitido e entregue ao dono do carro. O dono tem 30 dias para efetuar os reparos e trazer o veículo para re-inspeção.
  6. Se não houver irregularidades, o carro é aprovado e um selo é colado no para-brisa do veículo.
Não vou modelar o caso de irregularidade, para simplificar.

Para manter o registro da inspeção eu preciso de uma única tabela, com um registro simples:
  • Renavam
  • CPF
  • Aprovado (caractere: S ou N.)
Depois podemos enriquecer e colocar datas, indicadores de taxa paga etc. Mas por ora, bem simples está bom.

É isso! Próximo passo: desenhar o processo em BPMN.

12.13.2012

Bonito Futuro

Eu passei praticamente o ano todo sem postar nada. A verdade é que não tinha muito do que falar, já que ocupo praticamente 100% do meu tempo com a minha família, meu trabalho (centrado no Pentaho e em BI) e meus hobbies (Kindle e ensino.)

O Serpro realmente adotou Bonita, vendeu uma solução completa com ele e, quem sabe, vai investir mais no futuro. Como em qualquer empresa, a adoção do BOS precisa atender aos planos de crescimento da empresa e estar alinhado com seu rumo.

Mas o Bonita é tão legal, tão divertido e tão produtivo que eu me sinto aborrecido de não brincar com ele. E decidi - já há algum tempo - que eu vou montar protótipos com o BOS, por puro diletantismo e desejo de conhecimento.

Eu preciso de um processo, algo para modelar.

Nesse tempo que eu passei gestando essa vontade difusa de brincar com o BOS, eu percebi que uma coisa é o processo e outra completamente independente é o sistema no qual o processo atua e persiste dados.

Por exemplo: controle de acesso a prédios. Uma coisa é um cartão magnético disparar um processo que busca a autorização e depois libera a catraca (ou não) e outra coisa é o sistema no qual a autorização está gravada, e no qual o processo registra a passagem de pessoas.

Então, eu preciso de um sistema. E sabe o quê? Vou escolher um bem simples, mas bem interessante: a Inspeção Veicular da Prefeitura de São Paulo. Eu já passei por ele algumas vezes, e ele tem tudo que eu preciso: muitos papéis e um fluxo simples.

Todos os dados serão gravados em um CRUD. O Bonita vai rodar o processo e atualizar o CRUD. Minha chance de explorar o Tersus!

Agora eu preciso de uma infra-estrutura. Uma máquina para rodar isso, com suporte a servidor de aplicação Java, banco de dados e servidores web em geral. Poderia ter também um servidor LDAP para cadastrar os cidadãos que passam pela inspeção, mais os usuários e papéis do processo. Ótima idéia para me forçar a aprender mais essa tecnologia.

Quem sabe uma máquina na Amazon EC2? Eu já abri uma micro-instância lá. Hmm...

Acho que é isso. Vamos ver como eu desenrolo essa. Até a próxima!